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Projeto - Meninas na Poli

FoRC participa de projeto de incentivo às mulheres na ciência e na engenharia

 

Cerca de 100 estudantes do ensino médio visitaram laboratórios da Poli-USP e do FoRC – onde participaram de um experimento conduzido por pesquisadores de pós-doc.

 

Em parceria com a diretoria e os centros acadêmicos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), o Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC - Food Research Center) recebeu, neste sábado (07/03), cerca de 100 alunas de seis escolas do ensino médio da Grande São Paulo. A ação, realizada na véspera do Dia Internacional da Mulher, integra o projeto “Meninas na Poli”, cujo objetivo é estimular mais estudantes do sexo feminino a seguirem carreira universitária nas diversas áreas da ciência e, principalmente, engenharia.

Ao longo do dia, as estudantes assistiram palestras e conheceram diversos laboratórios na Poli; no início da tarde visitaram o laboratório central do FoRC, quando tiveram a oportunidade de participar de um experimento conduzido pelos pesquisadores Mirian Tiaki Kaneiwa Kubo e Rodrigo Nunes Cavalcanti, ambos pós-doutorandos do FoRC.

Eles apresentaram uma experiência para classificar alguns alimentos como ácidos ou básicos, utilizando extrato natural de repolho roxo. Ao misturar o extrato com diferentes tipos de alimentos – clara de ovo, refrigerante, suco de limão, etc. – o líquido mudava de cor conforme o valor do pH. Os compostos responsáveis por essa mudança na coloração são denominados de antocianinas – presentes em diversos vegetais com amplo potencial de aplicação como corantes naturais na indústria de alimentos.

Os pesquisadores explicaram sobre a importância prática de se conhecer o pH dos alimentos. Como exemplo de aplicação, eles mostraram alguns filmes biodegradáveis produzidos no laboratório, nos quais o extrato vegetal rico em antocianinas foi adicionado para se obter embalagens inteligentes capazes de indicar a qualidade do alimento de acordo com a mudança da cor do filme em decorrência da variação do pH do alimento. Tal aplicação foi tema de uma pesquisa recente, coordenada pela professora Carmen Cecília Tadini, que também é responsável pela área de Transferência de Tecnologia do FoRC.

Nas instalações da planta piloto do FoRC, as estudantes também conheceram alguns equipamentos. Os pesquisadores apresentaram o spray dryer, equipamento de secagem rápida através do qual alimentos líquidos são atomizados e secos por corrente de ar quente, resultando na obtenção de alimentos em pó, como o leite em pó. Outro equipamento apresentado foi o pasteurizador contínuo assistido por micro-ondas, que é uma nova tecnologia que pode ser aplicada ao tratamento térmico de alimentos líquidos, como sucos de frutas e leite.

Segundo Kubo e Cavalcanti, eventos de incentivo como esse são importantes para fornecer mais informações aos interessados e, principalmente, para mostrar que a pesquisa científica é uma área interessante. “A inserção de mais mulheres em áreas como a engenharia, por exemplo, é fundamental para aumentar a pluralidade de vozes, abrindo o debate com diferentes visões para a resolução de problemas e situações complexas”, disse Cavalcanti.

Levantamento feito pelo Open Box da Ciência mostra que dos 77,8 mil pesquisadores cadastrados na Plataforma Lattes e que possuem doutorado, 31,4 mil são mulheres. Das cinco grandes áreas do conhecimento analisadas, a presença das mulheres é menor nas engenharias (26%) e em ciências exatas e da terra (31,1%), e maior em ciências da saúde (57%); linguística, letras e artes (53,7%) e ciências sociais aplicadas (40,1%).

Para as alunas Isabella Araújo e Cassia Felix, da ETEC Guaraci Silveira (Zona Oeste da capital), que visitaram o FoRC, a experiência mostrou que a ciência não é uma atividade inacessível. “Quando a gente chega aqui, tem contato com esse universo e vê muitas outras mulheres atuando na área, percebemos que não é aquele monstro de sete cabeças que imaginávamos”, disse Isabella.

As escolas participantes do projeto “Meninas na Poli” foram: ETEC Guaracy Silveira; E.E. Ministro Costa Manso; ETEC Professor André Bogasian; E.E. Julia Lopes de Almeida; Colégio Albert Sabin e Escola Vera Cruz.

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