Você está aqui: FoRC » Inovação » Patentes » “PROCESSO DE PRODUÇÃO DE FARINHA PROVENIENTE DA BANANA VERDE.”

“PROCESSO DE PRODUÇÃO DE FARINHA PROVENIENTE DA BANANA VERDE.”

Fonte: Reprodução

 

Trata-se de processo de produção de farinha a partir de banana verde, matéria-prima rica em amido resistente, um carboidrato não disponível. Além de proporcionar vários benefícios fisiológicos, há também o benefício econômico, uma vez que parcela significativa da produção de banana tipo nanicão é perdida no Brasil, desde o campo até o consumidor. A utilização da banana ainda verde pode reduzir essa perda e aumentar a renda de pequenos produtores, que acabam arcando com parte do prejuízo, em função de produção excedente ou com frutas fora do padrão de venda.

O amido resistente preservado na Farinha de Banana Verde pode contribuir com vários aspectos fisiológicos, tais como melhora do funcionamento intestinal, manutenção da homeostase da glicose, indução da saciedade e alteração positiva no perfil plasmático de hormônios gastrintestinais. Esse tipo de fibra alimentar não é digerido e absorvido no intestino delgado, chega ao intestino grosso onde é fermentado pela microbiota intestinal; essa fermentação produz metabólitos que podem contribuir com a manutenção da saúde intestinal, bem como modular a microbiota.

O processo patenteado apresenta como diferencial a preservação desse tipo de fibra alimentar, uma vez que o emprego de processos inadequados reduz muito a quantidade de amido resistente originais. 

A FBV pode ser utilizada tanto na adição às refeições, pois se trata de produto praticamente sem sabor, quanto na produção de produtos com propriedades funcionais. Dessa forma pode ser comercializado diretamente ou ainda ser utilizada por indústrias que produzem variados tipos de produtos: shakes e outras bebidas, sobremesas, e refeições prontas.

 

PI 0705778-4 (Brasil)

 

Compartilhar