Você está aqui: FoRC » Notícias » Faculdade de Tecnologia Termomecânica (FTT), parceira do FoRC, oferece cursos gratuitos de especialização

Por Eduardo - Difusão

Última atualização em 08/05/2019

Inscrições podem ser feitas até a segunda semana de maio e aulas começam em agosto; instituição é ligada à Fundação Salvador Arena, que tem um convênio como FoRC.

Estão abertas até o dia 14 de maio as inscrições para os dois novos cursos de pós-graduação lato sensu da Faculdade de Tecnologia Termomecânica (FTT), instituição privada ligada à Fundação Salvador Arena, que fica em São Bernardo do Campo. Os cursos de especialização são gratuitos, presenciais, duram 18 meses e concentram-se em duas áreas: educação e inovação para a sustentabilidade (mais informações e inscrições no site de FTT). A Fundação Salvador Arena é parceira do Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC – Food Research Center) desde 2017, quando foi firmado um convênio com objetivo de difundir conhecimento científico sobre alimentos e nutrição para alunos, professores, funcionários e famílias atendidas pela instituição com sede no ABC paulista.

“O curso de Gestão Educacional tem como objetivo formar gestores para instituições educacionais públicas e privadas, e tem mais apelo para profissionais que já estão no mercado. Já o de Gestão de Projetos em Inovação e Sustentabilidade também visa quem já está atuando, mas estamos recebendo muitas inscrições de quem acabou de sair do ensino superior, da graduação”, resume Luciana Guimarães Borges, diretora acadêmica da FTT, lembrando que ambos os cursos respondem a demandas que foram percebidas pela instituição, no mercado.

Cada curso tem três módulos, sendo que o primeiro deles é um módulo de alinhamento. O curso de Gestão Educacional tem uma carga horária de 368 horas, e o de Gestão de Projetos em Inovação e Sustentabilidade, de 360 horas. “No curso de Gestão em Inovação e Sustentabilidade, ao final de cada módulo, há uma disciplina chamada Projetos, na qual os alunos desenvolvem projetos selecionados nas disciplinas anteriores. O de Gestão Educacional não tem essa disciplina, pois tal competência está distribuída nas avaliações das demais matérias da grade curricular”, explica Luciana.

As aulas começam dia 23 de agosto e acontecerão aos sábados, das 8h às 17h. A seleção consiste no preenchimento do formulário disponível no site, mais uma análise curricular e uma entrevista. Consulte aqui o manual do curso de Gestão Educacional e clique aqui para consultar o manual do curso de Gestão em Inovação e Sustentabilidade.

“Acredito que a parceria da FTT com o FoRC contou como um ponto positivo na aprovação destes cursos de especialização pelas instituições responsáveis.  Os novos cursos fortalecem também a Fundação Salvador Arena, instituição já reconhecida pelo comprometimento com a comunidade local e as iniciativas na área educacional. Isso prova que as parcerias do FoRC podem dar resultados que, muitas vezes, vão além das áreas prioritárias de nosso interesse, cujo foco são as pesquisas científicas relacionadas a alimentos”, crê a diretora do FoRC, professora Bernadette Dora Gombossy de Melo Franco.